sábado, 28 de fevereiro de 2015

Meninas do Malawi dizem não ao casamento infantil

Um grupo de organizações não-governamentais de proteção dos direitos das crianças do Malawi juntou-se para relembrar a Presidente Joyce Banda acerca dos maiores problemas que afetam as meninas do país, o que inclui o casamento infantil e maternidade. O Center for Children’s Affairs Malawi e a Girls Empowerment Network organizaram a primeira conferência nacional acerca destas temáticas, intitulada “Meninas, não esposas”, que foi conduzida em Junho de 2013.

A conferência levou mais de 100 meninas, dos diferentes distritos do país, a falar diretamente com a Ministra das questões de Género. A conferência sublinhou a importante temática das políticas de casamento infantil, que tem levado ao silêncio de políticos do Malawi.

Edward Banarbas Chiwamboh, do Center for Children’s Affairs, em entrevista, sublinhou a necessidade de as meninas falarem por si próprias, denunciando os males que as afetam na ausência de leis que as protejam de casamentos forçados e prematuros, ainda que a Constituição do Malawi diga que “nenhuma pessoa deve ser forçada a casar”.
Edward Chiwamboh concordou com a ministra Mary Shawa, que sublinhou considerou um importante progresso o fato de ter enviado uma carta à presidente a pedir novo reforço das leis que proíbem o casamento de menores. No entanto, diz Edward, a situação está a piorar nas zonas rurais do país, onde se nota um aumento dos casamentos infantis.

Essa semana (fevereiro/2015) Grande notícia: Malawi proibiu o casamento infantil! Siga @MalawiGovt no Twitter para manter a pressão para implementar-->https://twitter.com/MalawiGovt




Nenhum comentário :

Postar um comentário